projetos

Semear na Terra

O SEMEAR na Terra é um negócio social inclusivo que tem como objetivo formar, empregar e integrar sócio-profissionalmente jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento, através da produção hortícola biológica.

O SEMEAR na Terra dedica-se à produção hortícola biológica, através de uma exploração agrícola com 12ha (120.000m2) e composta por culturas diversas, situada no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária IP – INIAV, Concelho de Oeiras.

Em cada etapa, a preocupação é sempre a de se privilegiar o que é mais natural, próximo e sustentável. Apoiamos e praticamos a agroecologia, ou seja, tipos de agricultura que promovam ecossistemas adaptados e perduráveis, quer a nível do processamento, quer da comercialização dos produtos.

Ao mesmo tempo, o SEMEAR na Terra esforça-se por evitar o desperdício e criar uma maior proximidade entre produtores e consumidores, através da partilha de processos de produção, distribuição e consumo.

Assim, desde o momento em que as sementes são lançadas à terra, até ao momento em que os vegetais e legumes chegam à mesa, tudo está pensado para que o sabor final seja outro. Queremos apostar numa agricultura diferente que se baseia numa cultura diferente e, com isso, semear um futuro melhor.

Todo o processo do SEMEAR na Terra assenta em mão de obra especializada, através de colaboradores, estagiários e formandos com deficiência, em processo de aprendizagem prática.

semear na terra

Cabazes de Frescos

A produção destes cabazes de frescos conta com a participação de jovens e adultos com dificuldade intelectual, já empregados ou ainda em formação. Os produtos apresentados são de origem biológica e os métodos de produção contribuem para a sustentabilidade ambiental.

Assim, os nossos cabazes de frescos juntam o útil ao agradável. Por um lado, o esforço de quem encontra aqui uma forma de valorização e inclusão social e, por outro, o sabor de uma variedade de produtos básicos e sazonais, legumes e ervas aromáticas que trazem o melhor da natureza ao seu prato. Sabe o que se costuma dizer dos nossos cabazes? Que o sabor é outro!

Encomendar aqui
SEMEAR NA TERRA - M2
semear na terra

M2

Consiste numa parceria, através da qual uma empresa pode reservar para si uma parcela de terra que a SEMEAR irá, posteriormente, cultivar e cuidar. A partir de uma área mínima de 200 m2, a empresa apadrinha o espaço, atribuindo, por exemplo, 1 m2 a cada colaborador seu.

Esta área é inteiramente dedicada à produção agrícola biológica e é trabalhada pela equipa SEMEAR na Terra, designadamente pelos nossos jovens com dificuldade intelectual e de desenvolvimento que, assim, obtêm ocupação ou formação.
No fim, após a colheita, toda a produção é entregue à empresa que apadrinha a terra. O valor médio do apadrinhamento varia entre €1 a €3 /m2 por mês.

Reservar aqui
semear na terra

Workshops

Organizamos workshops práticos e dinâmicos para crianças e jovens em idade escolar poderem experimentar o trabalho na terra. Através do contacto directo com esta, os envolvidos podem aprender os processos de produção hortícola, a agricultura biológica e ainda o tipo e valor dos alimentos que consomem no seu dia a dia.

Além de aprenderem através do contacto com a natureza e aumentarem a sua consciência ambiental, também podem aperfeiçoar as suas aptidões sociais, uma vez que as actividades são dinamizadas com o apoio dos nossos colaboradores com dificuldade intelectual e de desenvolvimento.

Organizar aqui
Atividades lúdicas para as escolas
semear na terra

Festas de Aniversário para crianças

Organizamos festas diferentes e divertidas para os mais pequenos. As Festas de Aniversário da SEMEAR na Terra têm como base a dinamização de actividades lúdicas essencialmente ligadas à terra, fomentando a brincadeira livre e em espaço aberto.

Estas actividades são importantes porque promovem o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças.

Reservar aqui
semear na terra

Voluntariado individual e corporativo

No âmbito da responsabilidade social das empresas, solicitamos a estas que disponibilizem horas do horário de trabalho dos seus colaboradores para que estes, se assim o entenderem, realizem voluntariado em projectos sociais, como o nosso.

Tanto para o projecto SEMEAR na Terra, como para o SEMEAR Mercearia, este apoio voluntário é essencial e, para o efeito, dispomos de um conjunto de atividades não remuneradas e que assumem a forma de participação cívica ativa.

Seja por iniciativa individual ou empresarial, esta modalidade permite a cidadãos e empresas contribuírem decisivamente para a mudança de mentalidades face à deficiência, assim como para a sustentabilidade de todo o projecto SEMEAR.

Organizar aqui
semear na terra

Team Building

Em conjunto com as empresas (ou grupos de cidadãos), desenhamos atividades criativas, inovadores e inspiradoras, que colocam os colaboradores em contacto directo com o campo e a natureza, fomentando o espírito de equipa, reforçando a coesão entre os membros da organização, motivando, entusiasmando e contribuindo para o aumento de produtividade da empresa.

A partir de uma análise profissional rigorosa e pedagogicamente eficaz, conseguimos que colaboradores e formandos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento se transformem em formadores e mentores especializados.

Marque a sua experiência aqui