SEJA PARCEIRO

A chave para o sucesso dos nossos projetos

Os parceiros do programa SEMEAR são a chave para o sucesso dos nossos projetos. Além de apoio financeiro, muitos dos parceiros disponibilizam-nos regularmente materiais, equipamentos, conhecimento e o acesso a redes que nos permitem crescer de forma sustentável.

O problema

Cerca de 900 mil portugueses têm algum tipo de deficiência ou incapacidade, sendo que a grande maioria destes se encontra em situação de exclusão social e/ou em situação de pobreza crónica.

A taxa de desemprego para pessoas com deficiência em Portugal é muito elevada e, segundo relatório da ODDH de 2018 é de 24,2% entre os jovens adultos com deficiência, se considerarmos empregados os que estão no mercado de trabalho com medidas de apoio à contratação.  A mesma fonte revela que apenas 50,3% da população com deficiência é activa. Além do mais, prevalecem ainda muitas barreiras sociais, preconceitos, desinformação e desconhecimento acerca da pessoa com deficiência.

As respostas personalizadas ao problema são ainda escassas e não conduzem as pessoas com deficiência à motivação, à autonomia e ao desenvolvimento de competências que permitam a sua inclusão social e profissional.

A solução

A solução passa por si. Passa por acreditar que é possível. Passa por ultrapassar o preconceito e apostar em pessoas que têm inúmeros talentos e que merecem uma oportunidade.

Com a ajuda dos nossos parceiros, conseguimos desenvolver um programa integrado que nos permite proporcionar formação adequada a pessoas com dificuldade intelectual e de desenvolvimento e, a partir daí, abrir-lhes oportunidades no mercado de trabalho.

Criámos um modelo que recorre a algum financiamento público (inferior a 5%) e a uma diversidade de investidores sociais de referência, mas que tem como modelo de intervenção, a criação de negócios sociais sustentáveis. Queremos que estes sejam totalmente autónomos, prestando serviços e colocando no mercado bens de elevado valor, a preços concorrenciais. Assim, poderemos criar mais e mais empregos e, progressivamente, aumentar a nossa independência.

Mas, para lá chegarmos, a sua ajuda é fundamental. Junte-se a nós e torne-se parceiro do SEMEAR.

Eu quero ser Parceiro
PARCEIRO