Esta semana trazemos a receita de Sopa de Abóbora e Cenoura com Couve Kale! É perfeita para usar com os ingredientes dos nossos cabazes de frescos bio.

Nº PESSOAS: 4 pessoas
CATEGORIA: Entrada
GRAU DE DIFICULDADE: Médio

🍊 INGREDIENTES

  • 1 kg de abóbora lavada
  • 500 gr de cenouras descascadas e cortadas em pedaços 
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 litro água
  • 1 colher de chá açafrão-das-índias (cúrcuma)
  • 1/2 colher de chá de noz moscada
  • 1/2 colher de chá de cominhos

Chips de couve kale

  • 150 gr de couve kale
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal grosso
  • Pitada de pimenta preta

🥣 PREPARAÇÃO

  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Lave bem a casca da abóbora antes de cortar. De seguida, corte ao meio, retire as sementes e corte em fatias. Descasque e corte as cenouras em pedaços.
  3. Pincele ou espalhe de forma uniforme 2 colheres de sopa de azeite por cima das fatias de abóbora e das cenouras, e coloque num tabuleiro, de forma a que fique tudo numa única camada.
  4. Tempere com 1 colher de chá de sal, e deixe assar cerca de 35 minutos (ou até conseguir perfurar facilmente com um garfo).
  5. Retire a abóbora e as cenouras assadas do forno e deixe arrefecer alguns minutos.
  6. Numa panela, aqueça 2 colheres de sopa de azeite, em forno médio. Quando o azeite estiver quente, adicione a cenoura e a abóbora com casca (para ficar com mais sabor, mas se preferir, pode retirar a casca). Tempere com os cominhos, o açafrão-da-índia, a noz moscada, e uma colher de chá de sal.
  7. Acrescente a água. Deixe ferver, reduza o fogo para o mínimo e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos, para apurar os sabores.
  8. Triture tudo com uma varinha mágica, até obter uma consistência homogénea. Se necessário, adicione mais água, até obter um creme fino, que dê para beber numa chávena. Transfira de seguida a sopa para copos de shot.
  9. Coloque por cima as chips de Kale e sirva de imediato.

    Chips de couve kale

    1. Lave e seque bem a couve kale com um pano de cozinha. Corte em pedaços pequenos, descartando as hastes grandes.
    2. Numa taça grande, acrescente os pedaços de kale e tempere com o sal, a pimenta preta e uma colher de sopa de azeite. Misture bem, com as mãos, por forma a distribuir os temperos de maneira uniforme.
    3. Distribua uniformemente, a couve num tabuleiro grande, certificando-se que as folhas não se tocam.
    4. Ajuste a temperatura do forno para 100ºC e deixe assar durante 15 minutos. De seguida vire as couves (para garantir que cozinham de forma uniforme) e deixe assar mais 5-10 minutos (ou até que a couve fique crocante e levemente dourada). Verifique com frequência o forno, pois a couve kale pode queimar facilmente. Retire do forno e deixe arrefecer (após retirar do forno, as chips vão ficar ainda mais crocantes).
    5. Coloque em cima dos shots de sopa e sirva de imediato. Se não consumir de imediato, é preferível colocar as chips de kale num recipiente à parte, pois o calor da sopa poderá deixá-las moles.

Partilhe as suas experiências e obrigado por SEMEAR connosco!