O PROGRAMA E O SEU IMPACTO

O nosso Programa

No SEMEAR, temos consciência de que ultrapassar as velhas dúvidas e preconceitos que subsistem, em relação às capacidades e competências de pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento, só é possível através da abertura das empresas/entidades empregadoras ao trabalho desenvolvido por pessoas com deficiência, nomeadamente através da realização de experiências profissionais em contexto real de trabalho e integração profissional.

Mas, para integrar as pessoas, primeiro precisamos de as formar. Por isso, temos a preocupação de dotar as pessoas com deficiência de conhecimentos teóricos e práticos nas diferentes áreas de formação em que trabalhamos. E fazemo-lo, inicialmente em ambientes mais protegidos e depois, gradualmente, no mercado real de trabalho, de modo a conseguirmos acompanhar de perto a sua evolução na aquisição de conhecimentos e competências. Garantimos-lhes, assim, uma integração profissional eficiente e acompanhada.

Do mesmo modo, para que este investimento seja permanente e continuado, é necessário acautelar toda a sustentabilidade do programa. Isto acontece através das receitas geradas pelas vendas de produtos de elevada qualidade, transformados e biológicos certificados, que resultam do trabalho desenvolvido pelas pessoas que formamos e empregamos, assim como dos muitos eventos que realizamos com empresas e particulares.

Paralelamente à sustentabilidade financeira, procuramos contribuir para uma sociedade onde impere a promoção da consciência ambiental e o respeito pela conservação dos recursos naturais, produzindo produtos biológicos na terra, transformando frutos e hortícolas em produtos gourmet, combatendo o desperdício alimentar.

Procuramos não só a melhoria da qualidade de vida de pessoas com dificuldade intelectual e de desenvolvimento, mas de todos os cidadãos: contribuímos, através do programa SEMEAR, para alguns dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável como é o caso do Objectivo nº8 – Trabalho digno e crescimento económico; Objectivo nº10 – Reduzir as desigualdades; Objectivo nº11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

Criamos, com tudo isto, um ciclo virtuoso: construímos o SEMEAR como um programa integrado que contempla vários projetos, sendo que todos eles concorrem para este nosso propósito comum, ao reunir as melhores sinergias entre os sectores de atividade privado, estatal e social.

O impacto do nosso Programa

Os projectos do Programa SEMEAR funcionam de forma integrada, de modo a terem o impacto mais positivo e substantivo possível, junto da comunidade em geral e dos nossos parceiros. Ao longo dos anos, este impacto tem vindo a aumentar e os resultados podem ser aferidos, nas mais diferentes vertentes.

Principais resultados do programa SEMEAR em 2018:

Formação 2018

37 jovens e adultos com DID em formação no sector agroalimentar
  • 25 jovens adultos com DID em Formação prática em contexto trabalho;
  • 385 horas de formação;
  • 89% de Taxa de Retenção na Formação;
  • 2.000 alunos das escolas de ensino regular com formação para a inclusão.

Empregabilidade 2018

23 pessoas com participação activa no mercado de trabalho
  • 18 empregadas em entidades externas
  • 5 integradas profissionalmente no SEMEAR
  • 49 pessoas acompanhadas no mercado de trabalho, em integração profissional e procura ativa de emprego.

Empresas 2018

28 empresas envolvidas nos processos de integração profissional
  • 26 empresas que recebem acompanhamento do SEMEAR para a inclusão de pessoas com DID;
  • 1 empresa em programa de Formação em Gestão de Diversidade Inclusão;
  • 620 colaboradores de empresas envolvidos em ações de voluntariado empresarial/team building nos projetos SEMEAR;
  • 6 hectares de terra com produção hortícola biológica;
  • 8 toneladas de produtos alimentares em risco de desperdício, utilizadas através da sua transformação em compotas, molhos, temperos, etc.;
  • 47.315 produtos transformados e vendidos.

BIPP* nas Férias 2018

98% de satisfação 98%
  • 23 projetos/semanas inclusivos;
  • 1400 crianças e jovens capacitadas/envolvidos ;
  • 100% desenvolvimento de competências pessoais e sociais

*A Associação BIPP – Inclusão para a Deficiência é uma Instituição Particular de Solidariedade Social cuja visão é a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade portuguesa. Saiba mais aqui.