O QUE FAZEMOS

Uma sociedade sem margens para fenómenos como a indiferença ou a exclusão social

O SEMEAR trabalha com pessoas com deficiência e com as suas famílias no sentido de estabelecer pontes entre estas, o Estado e as empresas, que conduzam à sua inclusão no mercado de trabalho. Desta forma, estas últimas podem dispor de colaboradores profundamente empenhados e motivados, focados em dar o seu melhor, dia a dia.

Estabelecemos, assim, uma rede de parcerias que integra famílias, empresas, entidades públicas (autarquias), agentes educativos, técnicos especializados e a população em geral, fazendo com que o melhor de cada um seja colocado ao serviço de todos, como acontece, por exemplo, no caso do voluntariado individual ou corporativo.

Agindo desta forma, incentivando a cooperação e a integração, o SEMEAR procura combater o elevado desemprego que existe nesta área particular (a taxa de emprego em Portugal de pessoas com deficiência, situa-se nos 35,6%, contra 73,2% de pessoas sem deficiência).

Fazemo-lo porque defendemos o que se encontra inscrito na Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, designadamente que a capacitação social e pessoal, a formação adequada e a integração sócio profissional promovem a plena inclusão e a melhoria da qualidade de vida em todas as dimensões do ser humano, mas sobretudo porque acreditamos que só assim poderemos ter uma sociedade mais inclusiva, mais forte e mais coesa, mais rica no aproveitamento da sua diversidade.

Uma sociedade sem margens para fenómenos como a indiferença ou a exclusão social.