história

A nossa história tem início no ano de 2005, pela mão de um grupo de pais de crianças com deficiência

HISTÓRIA
HISTÓRIA
HISTÓRIA

Criação da associação BIPP - Banco de Informação de Pais para Pais, com o objetivo de prestar informação à sociedade sobre os recursos existentes em Portugal para pessoas com deficiência e de apoiar famílias, agentes educativos, técnicos e população em geral na procura de recursos que satisfizessem as necessidades individuais das pessoas ao longo da vida, com vista à sua inclusão social.

Início de atividade da Associação BIPP - Inclusão para a Deficiência, com a abertura de um Centro de Atendimento - Espaço BIPP em Lisboa, em parceria com o Automóvel Club de Portugal.
Criação de uma Plataforma online e Serviço de Orientação (Banco de Informação), contendo recursos nas áreas da saúde, educação, área social e legislativa que providenciassem orientação a pessoas com deficiência, através do apoio de técnicos especializados, na procura e encaminhamento para as melhores soluções, em função das suas necessidades individuais.

1ª Edição dos Campos de Férias Inclusivos, um programa de férias para crianças e jovens com e sem deficiência, que aposta na formação e capacitação destas, através de atividades lúdico-desportivas e culturais que promovem competências através de uma dinâmica bootcamp (resolução de problemas, aprendizagem de boas práticas e criação de soluções). Realizado com o apoio de várias entidades, nomeadamente a Camara Municipal de Cascais, o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Fundação Luís Figo, entre outras.

Inauguração do Espaço BIPP Cascais.

Início de um novo programa - Espaço de Desenvolvimento e Inclusão BIPP, dedicado à intervenção multidisciplinar junto de crianças e jovens com deficiência e carências sócio económicas, no concelho de Cascais.

Início do programa Juntos Num Só Ritmo, em escolas do ensino regular dos 2º, 3º ciclos e ensino secundário, com o objetivo de sensibilizar e educar a comunidade escolar para a inclusão de alunos com deficiência, contando com o apoio do Instituto Nacional Para a Reabilitação (INR) e da Câmara Municipal de Cascais.

Início do SEMEAR - um programa sustentável de inclusão social que tem como objetivo promover a empregabilidade e a integração sócio profissional de jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento, através da formação certificada, transformação e produção agrícola biológica.
Assinatura de um protocolo de parceria com o Instituto Superior de Agronomia (ISA), onde se implementa a recém-criada Academia Semear.

Elaboração do modelo de negócio social inclusivo Semear na Terra, com o apoio da Família Soares dos Santos, recebendo este o 1º Prémio BPI Capacitar e o Prémio Rock’n Law.
Assinatura de um protocolo de parceria com o INIAV, IP (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), homologado pelo Ministério da Agricultura.

Arranque do projeto Semear na TERRA.
Desenvolvimento do modelo de negócio inclusivo Semear Mercearia, com início do processo de certificação dos produtos transformados e a criação da marca Semear Mercearia.
Início da venda de produtos transformados.
Arranque de 2 cursos de formação para formandos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento no sector agroalimentar, com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O projecto Juntos Num Só Ritmo chega ao Concelho de Lisboa.

Inauguração do Semear na Terra
Início da venda local de produtos frescos - SEMEAR na Terra Até Si!
Reconhecimento da BIPP como Entidade Formadora Certificada pela DGERT.
Inserção profissional de 23 pessoas com dificuldade intelectual e de desenvolvimento, formadas pelo programa SEMEAR.
Início dos cursos de formação para pessoas com deficiência e incapacidade, através de um financiamento, obtido em sede de candidatura, do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Início de um novo programa de formação modular para jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento no sector agroalimentar, de âmbito privado, comparticipado pela família Soares dos Santos e pela Associação BIPP.
Criação de um novo site, conjugando a Associação BIPP e a marca SEMEAR, com integração de uma loja online para a venda de produtos transformados - Semear Mercearia.